You are here

National Instruments divulga vencedor do I Concurso de Estudos de Caso em Projeto Gráfico de Sistemas

 

Pela primeira vez no Brasil, a National Instruments promoveu o Concurso de Estudos de Caso em Projeto Gráfico de Sistemas, com o objetivo de reconhecer as aplicações mais inovadoras no uso da Instrumentação Virtual e Projeto Gráfico de Sistemas por engenheiros da indústria, bem como por profissionais de ensino e pesquisa.

 

Dezenas de trabalhos foram submetidos, apresentando as mais variadas soluções desenvolvidas com tecnologia National Instruments, em diferentes áreas de aplicação, tais como médica, óleo & gas, sucroalcooleira, manufatura e automotiva.

 

Os trabalhos apresentados foram submetidos a julgamento, de acordo com os critérios estabelecidos na divulgação do concurso.

 

O vencedor do I Concurso de Estudos de Caso em Projeto Gráfico de Sistemas foi Daniel Ibraim Pires Atala, com o projeto intitulado Automação da Planta Piloto Móvel para produção de bioetanol a partir da cana-de-açucar.

 

Daniel apresentou uma solução inovadora no processo de produção do bioetanol. Usando o LabVIEW e o PAC da National Instruments foi possível medir e controlar uma Planta Piloto que possibilitará donos de usina a testar um novo processo de fabricação mais econômico, produtivo e sustentável.

 

A solução vencedora, bem como os melhores trabalhos apresentados, serão divulgados nos diferentes meios de comunicação internos e externos em que a National Instruments promove sua plataforma de produtos revolucionários, que ajudam a solucionar os mais variados desafios que engenheiros enfrentam em seu dia-a-dia, ao projetar, prototipar e implementar sistemas de medição, automação e aplicações embarcadas.

 

Nossos cumprimentos ao talentoso Daniel, que viajará a Austin, TX, para participar do NI Week - Worldwide Graphical System Design Conference and Exhibition, de 2 a 4 de agosto de 2011.

 

A National Instruments agradece a participação de todos os candidatos no concurso e espera consolidar essa iniciativa, em edições anuais.

 

Confira na íntegra do trabalho vencedor.

 

 

Automação da Planta Piloto Móvel para produção de bioetanol a partir da cana-de-açúcar

 

Empresa: CTC – Centro de Tecnologia Canavieira Autor: Daniel Ibraim Pires Atala

Desenvolvimento de um veículo autônomo para inspeção de dutos flexíveis de petróleo em águas profundas utilizando LabVIEW e NI-CVS

 

Empresa: EngeMOVI - Autor: Ricardo Artigas Langer

Desenvolvimento de um TDR exclusivo para cablagem aeroespacial

 

Empresa: CPqD - Autor: William R. Heinrich

   

Smart Shelf - Usando LabVIEW para implementar soluções RFID

 

Empresa: CPqD Autor: William R. Heinrich

Analisador de marcapassos cardíacos

 

Empresa: Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP - Autor: Márcio Bottaro

Desenvolvimento de um sistema automático para ensaios de efeitos biológicos da radiação não ionizante na saúde humana

 

Empresa: CPqD - Autor: William R. Heinrich

 

Sistema de medição de parâmetros radiológicos

 

Empresa: Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP - Autor: Márcio Bottaro