You are here

Instruções do Torneio

Torneio

Introdução

Imagine que você trabalha em uma empresa de serviços de software e aceitou a tarefa de desenvolver um sistema novo para um banco. Esse sistema estará em teste nesta primeira fase. O que você tem que fazer é elaborar um programa que irá atuar controlando um caixa eletrônico e outro que controlará a central bancária, que se comunicará com esse mesmo caixa.

 

                                                                                  registre-se

Instruções:

O desafio consiste em desenvolver uma aplicação do LabVIEW com base em um conjunto de especificações. O software permitido para a realização dessa tarefa é apenas o LabVIEW, sem a utilização de toolkits e ferramentas adicionais.
Você deverá se basear nos padrões de projeto, templates e exemplos disponíveis no ambiente de desenvolvimento e na comunidade de usuários da NI, como guias para execução da tarefa.
Submeta o seu projeto para avaliação até 28/02/2014, encaminhando para o e-mail: info.brasil@ni.com

Quem pode participar?

Estão autorizados a participar todos os usuários em território nacional e internacional (brasileiros ou não). Os competidores deverão se registrar no site da NI (para participar do torneio) e na Comunidade da NI (para poder votar nos melhores projetos, durante a fase de avaliação da própria Comunidade).

Com relação aos usuários que estão fora do Brasil, o endereço de cadastro deverá pertencer ao território nacional, devido a questões fiscais (caráter de exportação). O prêmio, então, será encaminhado para esse endereço, onde o ganhador poderá buscá-lo. É importante ressaltar que a National Instruments Brazil não se responsabiliza por qualquer eventualidade ocorrida após a entrega para esse endereço auxiliar. Assim, o usuário deve escolher um endereço de confiança para guardar seu prêmio.

IMPORTANTE: Os participantes do torneio podem se inscrever para competir em grupo ou individualmente. Entretanto, se um grupo cadastrado ganhar em alguma das três primeiras colocações, este deverá dividir o prêmio entre seus participantes, pois os prêmios são:

 

  • 01 (um) NI myRIO, para o primeiro colocado;
  • 01 (um) NI myDAQ, para o segundo colocado;
  • 01 (uma) licença do NI LabVIEW Student Edition, para o terceiro colocado.

 

Desenvolvimento da Aplicação

 

 Instruções técnicas para a construção da aplicação (Faça o download)

Cronograma

 

09/01/2014 Início do torneio
28/02/2014 Data limite para envio do projeto
07/03/2014 Abertura para votação pública na Comunidade da NI
24/03/2014 Encerramento das avaliações e votações na Comunidade da NI
25/03/2014 Sorteio e envio dos 10 NIPasses

27/03/2014

(NI Days 2014)

Resultado do torneio (3 primeiros colocados)

 

Envie seu projeto até o dia 28 de fevereiro de 2014 para o e-mail info.brasil@ni.com e participe do II Torneio de Programação em LabVIEW!

Desenvolvimento da Aplicação

 

 

Seção I: Requisitos Gerais

 

A aplicação submetida deverá atender, pelo menos, às exigências de funcionamento descritas na Seção II deste documento. Funcionalidades extras e customização das interfaces compõem parte da nota de criatividade.

A aplicação deverá apresentar conformidade com os padrões de programação e documentação do LabVIEW (encontrados na documentação do LabVIEW – LabVIEW Development Guidelines).

Deverá apresentar VIs e funções próprias do LabVIEW, sem o uso de toolkits e módulos extras.

A construção do projeto deverá ser hierárquica por natureza, sendo que todas as funções principais deverão ser executadas por subVIs.

O uso de modelos de estrutura é livre, portanto, cabe ao programador selecionar qual(is) melhor se aplica(m) ao problema proposto.

Apresentar uma programação escalável e que permita a adição de novos estados/recursos sem a necessidade de atualizar manualmente a hierarquia.

Minimizar o uso de estruturas, variáveis (locais e globais) e property nodes excessivos.

Os Vis principais deverão responder aos controles do painel frontal dentro de 100ms e não deverão utilizar 100% do tempo da CPU.

As referências deverão ser corretamente finalizadas e gerenciadas durante as tarefas.

Os códigos deverão ser bem documentados e incluir as seguintes características:

·         Rótulos nos fios apropriados, dentro dos VIs principais e subVIs,

·         Descrições em cada trecho de algoritmo,

·         Documentação geral em VI Properties >> Documentation para todos os VIs e subVIs,

·         Dicas e Descrições para os controles e indicadores do painel frontal,

·         Identificação de constantes.



Desenvolvimento da Aplicação

 

 

Seção II: Requisitos da Aplicação

 

Desenvolver um programa de controle para um caixa eletrônico e outro para uma central bancária. Os dois programas deverão trocar informações para simulação do sistema completo.

Os painéis frontais do caixa eletrônico e da central deverão ter aparência similar aos das figuras seguintes (utilize sua criatividade):

 

 

Funcionamento Geral:

 

O VI principal do caixa eletrônico simula o seu sistema de controle. O usuário interage com os controles e indicadores do painel frontal para executar as funções comuns, como depósito, saque, consulta de saldo e extrato, todas a partir da conta de usuário. O controle do caixa eletrônico solicita o acesso ao sistema através da comunicação com o VI principal da central bancária, que consulta as informações armazenadas no arquivo Banco_de_Dados.txt .

Você será responsável por criar o arquivo Banco_de_Dados.txt , cujas informações serão lidas ou escritas pela central bancária, dependendo das operações realizadas pelo usuário do caixa eletrônico. Para maiores informações sobre o conteúdo inicial e o formato dos dados do arquivo Banco_de_Dados.txt , consulte a seção Especificação do Arquivo de Banco de Dados.

 

O controle do caixa eletrônico deverá executar as seguintes operações gerais:

Receber os comandos do usuário através dos painéis direito e esquerdo, do teclado numérico e da lista de cartões. Enviar mensagens de solicitação de acesso e operações para o controle da central bancária, informando o nome do usuário, conta e horário de acesso, além de realizar a finalização das operações através da autenticação por senha (juntamente com a central bancária).

Gerenciar a tela principal, para que ela apresente as ações correspondentes aos botões dos painéis direito e esquerdo.

Notificar o usuário, exigir senha para as transações (teclado numérico) e as confirmá-las através da apresentação das mensagens apropriadas na tela principal.

Emitir um comprovante das operações que permitam impressão (apresentar os dados do comprovante em um indicador string nomeado como comprovante impresso).

Monitorar a inatividade do usuário e encerrar a sessão, caso o tempo especificado expire. Todo encerramento de acesso, seja por inatividade ou comando do usuário, deve ser informado à central.

Registrar todas as operações realizadas pelos os usuários em um arquivo chamado Registros_Caixa.txt .

 

O controle da central bancária deverá executar as seguintes operações gerais:

Monitorar o acesso do usuário ao controle do caixa eletrônico, permitir o acesso do usuário ao sistema quando este inserir o cartão corretamente no caixa eletrônico. Realizar a autenticação das operações, caso a senha correta seja informada. Encerrar o acesso do usuário após confirmação do caixa eletrônico.

Apresentar as informações do banco de dados no painel frontal (números das contas, nomes dos usuários e saldos atuais – dados obtidos através do arquivo Banco_de_Dados.txt), assim como os dados do acesso atual (nome do usuário, número da conta, se foi autorizado ou não e as operações realizadas). Todas as operações da central bancária deverão ser registradas em um arquivo chamado Registros_Central.txt .

 

 

Sequência de Operação – Caixa Eletrônico:

 

Iniciar (botão Run): quando o VI principal iniciar, todos os botões do painel frontal (painéis direito e esquerdo, teclado numérico) deverão estar desabilitados, o LED de status do cartão deverá estar desligado, os indicadores de cartão inserido e comprovante impresso deverão estar em branco e a tela principal deverá apresentar a mensagem de Boas-vindas (consulte a seção dos Tipos de Mensagem, para maiores instruções).

A lista de cartões (listados por nome de usuário) deverá estar habilitada, permitindo que o usuário arraste um cartão e solte em cima do indicador de cartão inserido (função drag and drop). Assim que o usuário arrastar e soltar, deverá aparecer a imagem do cartão fictício correspondente dentro do indicador cartão inserido (use sua criatividade).

Imediatamente, o programa já deverá enviar uma mensagem para a central bancária, informando as informações do usuário (conta e nome) e, após isso, esperar a confirmação da central. A confirmação positiva ou negativa deverá chegar dentro de 10s (timeout), ou o caixa deverá encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central. Se a conta não existir (confirmação negativa), a sessão deverá ser encerrada e deverá aparecer a mensagem de Acesso Negado na tela principal.
Quando receber uma confirmação positiva, o LED de status do cartão deverá ligar e permanecer assim até o encerramento da sessão. Imediatamente, os painéis direito e esquerdo devem estar habilitados, aguardando pelas ações do usuário, e a tela principal deverá apresentar as informações do
Menu Principal (consultar a seção dos Menus da Tela, para maiores instruções).

 

ATENÇÃO: se, em qualquer momento ou etapa de operação (após a inserção do cartão), o caixa não detectar nenhum uso dos controles do painel frontal por até 10 segundos, a sessão deverá ser encerrada, apresentando a mensagem de Sessão Encerrada (durante 5s) na tela principal. Toda vez, após o término da sessão, o VI do caixa eletrônico deverá avisar a central, retornar ao estado inicial dos controles e parar de executar. Nos momentos em que o teclado numérico não for necessário, ele deverá estar desabilitado.

 

Depósito: clique no botão próximo à instrução de depósito, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem de Depósito e o teclado numérico deverá ser habilitado, permitindo que o usuário insira o valor (em números inteiros) do depósito. Após a inserção do valor, o usuário deverá apertar a tecla Enter para avançar ou Cancel para retornar ao Menu Principal. Se a tecla Enter for pressionada, o valor do depósito deverá ser exibido na tela, juntamente com a mensagem de Insira Senha. Quando o usuário inserir a senha, poderá avançar (Enter) ou retornar ao Menu Principal (Cancel). Se o usuário avançar, o caixa deverá enviar as informações da operação solicitada (tipo e valor), juntamente com a senha digitada (6 dígitos), para a central e aguardar confirmação. Caso a confirmação seja:

·         Positiva: exibir a mensagem Depósito Efetuado (durante 5s) na tela principal, registrar a operação no arquivo Registros_Caixa.txt (com conta, nome, detalhes da operação, data e horário) e retornar ao Menu Principal;

·         Negativa: exibir a mensagem Depósito Negado (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

·         Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

 

Saque: clique no botão próximo à instrução de saque, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem de Saque e o teclado numérico deverá ser habilitado, permitindo que o usuário insira o valor (em números inteiros) do saque. Após a inserção do valor, o usuário deverá apertar a tecla Enter para avançar ou Cancel para retornar ao Menu Principal. Se a tecla Enter for pressionada, o valor do saque deverá ser exibido na tela, juntamente com a mensagem de Insira Senha. Quando o usuário inserir a senha, poderá avançar (Enter) ou retornar ao Menu Principal (Cancel). Se o usuário avançar, o caixa deverá enviar as informações da operação solicitada (tipo e valor), juntamente com a senha digitada (6 dígitos), para a central e aguardar confirmação. Caso a confirmação seja:

·         Positiva: exibir a mensagem Saque Efetuado (durante 5s) na tela principal, registrar a operação no arquivo Registros_Caixa.txt (com conta, nome, detalhes da operação, data e horário) e retornar ao Menu Principal;

·         Negativa: exibir a mensagem Saque Negado (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

·         Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

 

Saldo: clique no botão próximo à instrução de saldo, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem Insira Senha. Quando o usuário inserir a senha, poderá avançar (Enter) ou retornar ao Menu Principal (Cancel). Se o usuário avançar, o caixa deverá enviar as informações da operação solicitada (tipo), juntamente com a senha digitada (6 dígitos), para a central e aguardar confirmação. Caso a confirmação seja:

·         Positiva: exibir a mensagem de Saldo (durante 5s) na tela principal, registrar a operação no arquivo Registros_Caixa.txt (com conta, nome, tipo da operação, data e horário) e retornar ao Menu Principal;

·         Negativa: exibir a mensagem Saldo Negado (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

·         Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

 

Extrato: clique no botão próximo à instrução de extrato, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem Insira Senha. Quando o usuário inserir a senha, poderá avançar (Enter) ou retornar ao Menu Principal (Cancel). Se o usuário avançar, o caixa deverá enviar as informações da operação solicitada (tipo), juntamente com a senha digitada (6 dígitos), para a central e aguardar confirmação. Caso a confirmação seja:

·         Positiva: exibir a mensagem de Extrato Aprovado (durante 5s) na tela principal, exibir as informações a respeito da conta do usuário (inclusive as demais operações realizadas no mês) no indicador de comprovante impresso (criatividade!), registrar a operação no arquivo Registros_Caixa.txt (com conta, nome, tipo da operação, data e horário) e retornar ao Menu Principal;

·         Negativa: exibir a mensagem Extrato Negado (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

·         Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

 

Alterar Senha: clique no botão próximo à instrução de trocar senha, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem Senha Atual. Quando o usuário inserir a senha atual, poderá avançar (Enter) ou retornar ao Menu Principal (Cancel). Se o usuário avançar, o caixa deverá enviar as informações da operação solicitada (tipo), juntamente com a senha digitada (6 dígitos), para a central e aguardar confirmação. Caso a confirmação seja:

·         Positiva: exibir, então, a mensagem de Nova Senha na tela principal. Após o usuário inserir a nova senha (6 dígitos e apertar Enter), o caixa deverá enviar essa informação para a central e aguardar uma nova confirmação. Caso a nova confirmação seja:

o   Positiva: exibir a mensagem de Senha Cadastrada (durante 5s) na tela principal, registrar a operação no arquivo Registros_Caixa.txt (com conta, nome, tipo da operação, data e horário) e retornar ao Menu Principal;

o   Negativa: exibir a mensagem Alteração Negada (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

o   Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

·         Negativa: exibir a mensagem Alteração Negada (durante 5s) na tela principal e retornar ao Menu Principal;

·         Nula (timeout de 10s): encerrar a sessão, apresentar a mensagem A Verificação Falhou (durante 5s) na tela principal e informar à central.

 

Encerrar Sessão: clique no botão próximo à instrução de encerrar sessão, na tela principal. Essa ação deverá exibir a mensagem Sessão Encerrada (durante 5s) na tela principal. Após o término da sessão, o VI do caixa eletrônico deverá avisar a central, retornar ao estado inicial dos controles e parar de executar.

 

 

Sequência de Operação – Central Bancária

 

Iniciar (botão Run): quando o VI principal da central iniciar, todos os indicadores do painel frontal deverão estar em branco (sem informação) e os botões Iniciar Servidor, Fechar Servidor e Parar Operação deverão estar desabilitados. Após 5 segundos, as seguintes informações (sobre todas as contas) do arquivo Banco_de_Dados.txt deverão ser carregadas dentro do indicador Banco de Dados: número da conta (8 dígitos), nome completo e saldo atual. Após esse carregamento, os botões Iniciar Servidor e Parar Operação poderão ser habilitados.

 

Iniciar Servidor: quando o botão Iniciar Servidor for pressionado, a central deverá começar, então, a aguardar solicitações do caixa eletrônico. O indicador de Status do Acesso deverá exibir a mensagem: Aguardando Acesso, os botões de Iniciar Servidor e Parar Operação deverão ser desabilitados e o de Fechar Servidor deverá estar habilitado. Estas serão as situações de comunicação com o caixa:

 

Acesso com cartão: quando o usuário inserir o cartão no caixa, a central receberá uma mensagem solicitando acesso. Imediatamente, o indicador de Status do Acesso deverá apresentar a seguinte informação: Verificando Autenticidade de Conta. A mensagem enviada pelo caixa deverá conter o número da conta e o nome do usuário. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações constarem no banco de dados da central, o acesso deverá ser liberado para o caixa (indicador LED de Acesso Permitido ligado) e o indicador de Status do Acesso deverá exibir a informação: Comunicação estabelecida. Além disso, os indicadores de Número da Conta e Nome e Sobrenome deverão exibir as informações correspondentes sobre o usuário.

·         Se as informações não constarem, o acesso deverá ser negado ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Encerramento de sessão: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para encerrar a sessão, deverá registrar todas as operações realizadas no arquivo Registros_Central.txt, atualizar as informações de saldo do arquivo Banco_de_Dados.txt, apagar as informações dos indicadores Acesso Permitido, Número da Conta, Nome e Sobrenome e Operações Realizadas, e retornar a aguardar solicitações (mostrar mensagem no indicador de Status do Acesso).

 

Depósito: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para operação de depósito (juntamente com informações de valor e senha digitada), deverá conferir se a senha informada corresponde à registrada no arquivo Banco_de_Dados.txt. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações corresponderem às do banco de dados da central, o saldo deve ser atualizado com a adição do valor depositado e o caixa deve ser informado que a operação foi concluída, assim como o indicador de operações efetuadas deverá ser atualizado com as informações da operação.

·         Se as informações não corresponderem, a operação deverá ser negada ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Saque: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para operação de saque (juntamente com informações de valor e senha digitada), deverá conferir se a senha informada corresponde à registrada no arquivo Banco_de_Dados.txt e se o saldo disponível em conta é suficiente para o saque. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações corresponderem às do banco de dados da central e houver saldo suficiente, o saldo deve ser atualizado com a redução do valor de saque e o caixa deve ser informado que a operação foi concluída, assim como o indicador de operações efetuadas deverá ser atualizado com as informações da operação.

·         Se as informações não corresponderem e/ou o saldo for insuficiente, a operação deverá ser negada ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Saldo: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para consulta de saldo (juntamente a senha digitada), deverá conferir se a senha informada corresponde à registrada no arquivo Banco_de_Dados.txt. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações corresponderem às do banco de dados da central, o caixa deve ser informado sobre o saldo atual em conta, assim como o indicador de operações efetuadas deverá ser atualizado com as informações da operação.

·         Se as informações não corresponderem, a operação deverá ser negada ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Extrato: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para extrato (juntamente a senha digitada), deverá conferir se a senha informada corresponde à registrada no arquivo Banco_de_Dados.txt. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações corresponderem às do banco de dados da central, o caixa deve ser informado sobre o saldo atual em conta e as operações realizadas no último mês, assim como o indicador de operações efetuadas deverá ser atualizado com as informações da operação.

·         Se as informações não corresponderem, a operação deverá ser negada ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Alterar Senha: após ter confirmado o acesso do usuário (com o caixa), se a central receber uma solicitação para alterar senha (juntamente a senha atual), deverá conferir se a senha informada corresponde à registrada no arquivo Banco_de_Dados.txt. Há duas situações possíveis:

·         Se as informações corresponderem às do banco de dados da central, o caixa deve ser informado que a operação foi autorizada e a central deverá aguardar pela nova senha. Há mais duas situações possíveis:

o   Se a nova senha informada pelo caixa eletrônico conter 6 algarismos, a central deverá informar o caixa que a operação foi realizada, atualizar o arquivo Banco_de_Dados.txt com a nova senha e o indicador de operações efetuadas com as informações da operação.

o   Se a nova senha informada não conter 6 algarismos, a central deverá informar o caixa que a operação foi negada e voltar a aguardar solicitações.

·         Se as informações não corresponderem, a operação deverá ser negada ao caixa e a central deverá voltar a aguardar solicitações.

 

Fechar Servidor: quando o botão Fechar Servidor for pressionado, a central deverá parar de aguardar solicitações do caixa eletrônico. O indicador de Status do Acesso deverá exibir a mensagem: Servidor Fechado, os botões de Iniciar Servidor e Parar Operação deverão estar habilitados e o de Fechar Servidor deverá estar desabilitado. Os indicadores de Acesso Permitido, Número da Conta, Nome e Sobrenome e Operações Realizadas devem ser esvaziados.

 

Parar Operação:  quando o botão Para Operação for pressionado, o VI deverá ser encerrado, limpando todas as informações dos indicadores.

 


Desenvolvimento da Aplicação

 

 

Seção III: Itens da Aplicação

 

 

Descrição dos Controles/Indicadores – Caixa Eletrônico

 

Nome

Função

Lista dos Cartões

Listbox – lista todos os cartões de usuário para serem simulados na aplicação (controle).

Cartão Inserido

Indicador de imagem 2D – exibe o cartão escolhido com uma imagem 2D desse cartão, contendo nome do usuário e número da conta. Estado inicial: em branco.

Status do Cartão

Indicador LED – é ativado quando o cartão foi aceito. Nos momentos em que a sessão é encerrada ou o cartão ainda não foi inserido (estado inicial), ele deverá estar desligado.

Impressão

Indicador LED – permanece ligado sempre que for emitido um comprovante impresso (indicador vizinho). Quando não houver dados no indicador de comprovante impresso (assim como no estado inicial), ele deverá estar desligado.

Comprovante Impresso

Indicador string – deve exibir os dados impressos de extrato, quando a operação for efetuada. Os dados só são apagados quando o usuário clicar em cima do indicador ou a sessão for encerrada (simulando o resgate do comprovante). Como estado inicial, ele deve estar em branco.

Painel Esquerdo

Cluster de Botões – permite que o usuário interaja com as opções da tela principal, decidindo sobre as opções dos menus.

Painel Direito

Cluster de Botões – permite que o usuário interaja com as opções da tela principal, decidindo sobre as opções dos menus.

Teclado Numérico

Cluster de Botões – permite que o usuário interaja com as opções da tela principal, inserindo valores e senhas, cancelando ou confirmando etapas de operações.

Tela principal

Indicador string (o programador poderá escolher utilizar uma combinação de indicadores, se preferir) – deve exibir as mensagens de status ou operação ao usuário, além de informar as opções dos menus próximas aos botões dos painéis direito e esquerdo.

 

 

Tipos de Mensagem – Caixa Eletrônico

 

Tipo  

Mensagem completa

Boas-vindas

Bem-vindo(a) ao banco (nome fictício). Por favor, insira seu cartão para poder acessar sua conta.

A Verificação Falhou

A comunicação com a central bancária falhou. Por favor, tente novamente mais tarde.

Acesso Negado

Acesso negado. Este cartão não consta em nosso banco de dados.

Sessão Encerrada

Sua sessão foi encerrada devido à inatividade ou comando do usuário. Por favor, retire seu cartão.

Menu Principal

Selecione uma das operações com os botões laterais (mostrar também as opções dos menus – consultar a seção dos Menus da Tela, para maiores instruções).

Inserir Senha

(Poderá vir com informações iniciais, correspondentes a uma operação em específico) Por favor, insira sua senha de 6 dígitos e aperte Enter para avançar ou Cancel para retornar ao menu principal.

Depósito

Por favor, digite o valor do depósito e aperte Enter para avançar ou Cancel para retornar ao menu principal.

Depósito Efetuado

Seu depósito no valor de ___ foi efetuado com sucesso.

Depósito Negado

Sua solicitação de depósito foi rejeitada.

Saque

Por favor, digite o valor do saque e aperte Enter para avançar ou Cancel para retornar ao menu principal.

Saque Efetuado

Seu saque no valor de ___ foi efetuado com sucesso.

Saque Negado

Sua solicitação de saque foi rejeitada.

Saldo

Seu saldo disponível em conta é de ____.

Saldo Negado

Sua solicitação de consulta de saldo foi rejeitada.

Extrato Aprovado

Seu extrato está disponível na área de impressão. Por favor, retire o comprovante.

Extrato Negado

Sua solicitação de extrato foi rejeitada.

Senha Atual

Por favor, insira sua senha de 6 dígitos atual e aperte Enter para avançar ou Cancel para retornar ao menu principal.

Nova Senha

Por favor, insira sua nova senha de 6 dígitos e confirme a operação.

Senha Cadastrada

Sua nova senha foi cadastrada com sucesso.

Alteração Negada

Sua solicitação de alteração de senha foi rejeitada.

 

 

Menus da Tela – Caixa Eletrônico


 

Acesso pelo Painel Esquerdo 

Acesso pelo Painel Direito 

Extrato

Depósito

Saldo

Saque

Encerrar Sessão

Alterar Senha

 

Observação: A aplicação deverá ser escalável e permitir a adição de outros menus sem maiores modificações na aplicação.

 

 

Descrição dos Controles/Indicadores – Central Bancária

 

Nome

Função

Status do Acesso

Indicador string – informa o status atual de acesso.

Acesso Permitido

Indicador LED – permanece ligado sempre que a comunicação entre a central bancária e o caixa for estabelecida.

Número da Conta

Indicador string – exibe o número da conta acessada pelo usuário.

Nome e Sobrenome

Indicador string – exibe o nome do titular da conta.

Operações Efetuadas

Indicador de tabela – exibe as operações efetuadas durante a comunicação atual.

Banco de Dados

Indicador de tabela – exibe as informações das contas contidas no arquivo Banco_de_Dados.txt. São elas: número da conta, nome completo e saldo.

Iniciar Servidor

Botão – permite que a central bancária responda às solicitações do caixa eletrônico.

Fechar Servidor

Botão – encerra a comunicação com o caixa eletrônico.

Parar Operação

Botão – finaliza o VI principal da central bancária.

Especificações do arquivo de Banco de Dados:

 

O arquivo deverá estar em formato de texto, contendo as informações sobre as contas cadastradas separadas por vírgula (CSV). O arquivo deverá estar localizado no mesmo local dos VIs principais e deverá ter suas informações consultadas e editadas automaticamente, sem exibir janelas de criação ou abertura de arquivo. Os dados só deverão ser acessados através do VI principal da central bancária.
As informações deverão ser organizadas da seguinte maneira:

 

Número da conta (8 dígitos), nome, sobrenome, senha, saldo.

 

As contas deverão possuir identificações diferentes de número, nome e senha. Os seguintes dados iniciais deverão constar (há liberdade para adicionar mais contas fictícias):

 

01759108,Eduardo,Dias Gomes,452378,2500

01815006,Sandra,Rodrigues Campos,255812,1200

01748445,Jorge,Rocha Lima,225891,10050

02016841,Kauã,Pereira Ramos,894532,8400

01249248,Lidiane,Marques da Silva,527861,500