You are here

Agenda - Aerospace & Defense Day 2016

Aerospace & Defense Day 2016

Conferência anual sobre as novas tecnologias na indústria aeroespacial e de defesa.

 

Obrigado pela participação

Agenda Aerospace & Defense Day 2016

Este ano teremos sessões da indústria aeroespacial e de defesa e RF respectivamente. Os participantes terão a oportunidade de ouvir em primeira mão casos de sucesso reais de especialistas da indústria que utilizam tecnologia avançada para superar desafios.

Baixe a agenda em PDF

Agenda sujeita a alterações.

8:00  - 9:00
Credenciamento e welcome coffee  

9:00 - 10:00

Abertura da conferência: Sistemas de testes mais inteligentes para aplicações aeroespaciais e de defesa
Luis Elias, Gerente de Produto de Real-Time Test - National Instruments

Aplicações aeroespaciais e de defesa estão se tornando mais complexas a cada ano, aumentando a necessidade de desenvolvimento de sistemas de testes capazes de solucionar os desafios enfrentados devido à inserção de novas tecnologias e dispositivos na indústria e em laboratórios de pesquisa. Para superar estes desafios, instrumentos definidos por software têm sido cada vez mais usados em aplicações aeroespaciais e de defesa para permitir alcançar alto nível de desempenho e flexibilidade. Nesta sessão nós discutiremos tecnologias que estão redefinindo o conceito de instrumentação, possibilitando atingir um desempenho incomparável.

 

10:00 - 10:20
Coffee Break e visita à área de exposição
10:20 - 10:50

Modularidade, Escalabilidade e Aproveitamento de Código no Desenvolvimento e Teste de Rádios Militares

Capitão Luiz RENAULT Leite Rodrigues - Chefe da Divisão de Produção Mecânica e Eletrônica -  IMBEL

Descubra como a FMCE modernizou seu processo de desenvolvimento e testes de rádios militares através do uso de hardware modular reconfigurável, aumentando a eficiência e economizando recursos, resultando na família de equipamentos TPP-1400, adotados e padronizados pelo Exército Brasileiro. Conheça os próximos passos para uma maior integração com as Escolas Militares e Centros de Pesquisa e de Operações, no desenvolvimento de equipamentos táticos de comunicações.

 

10:50  - 11:30

Reduzindo o custo, tempo de entrega e risco durante o desenvolvimento de sistemas de teste de LRU

Chris Bakker -

Gerente de desenvolvimento de negócios - Aerospace HIL e Real-time Test

National Instruments

A nova plataforma SLSC da NI ajuda clientes a avançar no planejamento, controle de custos e redução dos riscos em suas validações de LRU e sistemas de teste de ATP. Com cabeamento e esquemas de comutação simplificados, podem ser projetados complexos sistemas de simulação e teste sem cabeamento ponto-a-ponto, o que reduz drasticamente esforços de projeto, construção, validação e documentação.

11:30 - 12:00

Desenvolvimento de uma Aeronave Elétrica Tripulada (600 kg e 8 m de envergadura) controlada por LabVIEW  FPGA (cRIO) e IHM Touch Panel;

Glêvson Diniz Franco - Engenheiro de Sistemas - KRYPEM

Desenvolvimento de uma Aeronave Elétrica Tripulada (600 kg/8 m) a partir de uma aeronave de material composto com motor à combustão interna, na qual este foi substituto por motores elétricos controlados via CAN por um cRIO que também faz o monitoramento de outros parâmetros críticos do sistema, exibindo-os para o piloto através de um Touch Panel. 

  

12:00 - 13:30
Almoço
 

Sessões: Indústria Aeroespacial

Sessões: Indústria de Defesa/RF

13:30 - 14:10

Desenvolvimento de sistemas sincronizados de aquisição de dados com alta quantidade de canais

Jefferson Cintra - Engenheiro de vendas - National Instruments

Aplicações aeroespaciais frequentemente necessitam de arquiteturas distribuídas tanto para aquisição de dados quanto para controle de sistemas. Nesta sessão, você aprenderá sobre laboratórios de integração de sistemas e aplicações de teste estrutural, e terá uma introdução a aplicações de clientes.

 

Tecnologias que podem tornar seu sistema de monitoramento de espectro mais eficiente

Alexsander Loula - Gerente de Desenvolvimento de Negócios - RF & Wireless - National Instruments

Monitoramento de espectro é uma das quatro principais funções de gerenciamento de espectro, que inclui também, planejamento, engenharia e autorização. O monitoramento ajuda gerenciadores a planejar e usar frequências, evitar uso incompatível, e identificar fontes de interferência. Com o crescimento exponencial do número de dispositivos conectados pelo desenvolvimento de tecnologias de 5G e IoT, o monitoramento de espectro tem um papel importante cada vez maior em aplicações comerciais, regulatórias e militares. Esta apresentação discutirá como a evolução em processamento e a alta taxa de transferência de dados possibilitam aplicações de monitoramento de espectro em tempo real como extração sub-span, acesso de dado em tempo deslocado, detecção de eventos baseado em frequência e identificação inteligente de sinais.

 

14:10 - 14:40

Encontre falhas antecipadamente através de sistemas escaláveis de teste HIL
Gabriel Ferreira - Consultor Técnico de Vendas - National Instruments

O teste HIL provou ser um método eficaz de validação de software para detecção de defeitos e erros antes que os sistemas embarcados sejam implantados em campo. Nessa sessão, iremos discutir maneiras de permitir a construção de sistemas de teste HIL escaláveis, incluindo a ideia de ter um sistema HIL baseado em PC que possa estar presente na bancada de trabalho de qualquer engenheiro para validação antecipada do software e verificação do algoritmo de controle de malha fechada.

Integração de testes para sistemas estruturais, mecânicos, eletromecânicos e eletrônicos na indústria aeroespacial e de defesa
Guilherme Castellan -  Engenheiro de vendas - National Instruments

Aplicações aeroespaciais frequentemente necessitam de arquiteturas distribuídas tanto para aquisição de dados quanto para controle de sistemas. Nesta sessão, você aprenderá sobre laboratórios de integração de sistemas e aplicações de teste estrutural, e terá uma introdução a aplicações de clientes.


14:40 - 15:20

Descubra como criar soluções padronizadas de HIL utilizando componentes de mercado para aplicações aeroespaciais

Victor Hirata - Gerente de contas sênior - National Instruments

Os tradicionais sistemas HIL normalmente já vêm com funcionalidades fixadas pelo fornecedor, dificultando e às vezes impossibilitando adaptações por profissionais da área de teste para atender os diferentes requisitos da aplicação. Ao escolher um sistema baseado em padrões abertos de E/S, cargas e condicionamento de sinais, você consegue modificar seu sistema conforme os requisitos de sua aplicação evoluem. Nesta sessão, iremos discutir a nova plataforma da NI para roteamento de sinais, chaveamento, adição de cargas e condicionamento de sinais chamada de SLSC, a qual possui uma arquitetura padrão e modular, ajudando você a tornar seu sistema de teste preparado para suas futuras necessidades por permitir a realização de alterações que em sistemas tradicionais são fechados ao cliente.

Processamento de sinais em tempo real utilizando plataforma de Radio Definido por Software (RDS)

Marcela Trindade - Engenheira de Vendas Externas - National Instruments

Nesta sessão, iremos apresentar tecnologias e arquiteturas modernas que podem ser usadas para implementar Rádio Definido por Software (RDS). As tecnologias discutidas incluem sistemas de fase alinhada com múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO), plataformas de RDS embarcadas e circuitos integrados de rádio frequência (RFIC). Além de discutir aplicações de alto nível, revisaremos diversas aplicações de consumidores de rádio definido por software em profundidade. Também discutiremos as vantagens de um FPGA embarcado e técnicas de software para simplificar a transmissão de dados entre o FPGA e elementos de processamento discreto.

15:20  - 15:40
Coffee Break e visita à área de exposição 
15:40  - 16:30

O futuro do LabVIEW: Technology Preview

Jeff Phillips, Gerente de Produto da Plataforma de Software - National Instruments

Se fosse para escolher um ano para ir ao Aerospace & Defense Day Brazil, 2016 é o ano. Se fosse para escolher um ano para participar da sessão sobre o futuro do LabVIEW, 2016 é o ano. Nesta sessão, iremos investigar o futuro do LabVIEW e iremos muito além de slides de alto nível e altos investimentos em determinados recursos. Se você abre o LabVIEW todos os dias no trabalho, gostaria de ter esta ferramenta para trabalhar, ou ainda usa o LabVIEW meramente como um hobby, você não vai querer perder esta sessão. Conheça nesta sessão o futuro do LabVIEW diretamente do Gerente Global de Software da National Instruments, Jeffrey Phillips.

 

 
Coffee Break e visita à área de exposição 

*Inscrição prévia exigida: Os nossos workshops práticos têm um espaço limitado, portanto, as inscrições devem ser feitas
com antecedência pelo e-mail seminarios.brasil@ni.com

10:20 - 10:50

CompactRIO - Programando com LabVIEW Real-Time (Parte 1)

Nessa sessão prática você terá a oportunidade de criar e implementar rapidamente aplicações embarcadas de controle e monitoramento usando o CompactRIO e LabVIEW Real-Time. Também exploraremos as características do LabVIEW Real-Time que proporcionam flexibilidade e maior integração ao trabalhar com o FPGA.

    10:50 - 12:00

    CompactRIO - Programando com LabVIEW Real-Time (Parte 2)

     

    Aproveite todo o potencial dos FPGAs relacionados a temporização, trigger, processamento de sinais inline e controle em malha fechada a taxas elevadas. Nesta sessão você irá avaliar as vantagens de programar em LabVIEW FPGA. É recomendado ter conhecimento básico de LabVIEW e LabVIEW Real-Time.

    12:00 - 13:30
    Almoço
    13:30 - 14:40

    Aquisição e análise avançada de dados com LabVIEW

     

    Esta sessão é direcionada a novos usuários de DAQ e aqueles que tenham interesse em avaliar o LabVIEW. Descubra como você pode utilizar o LabVIEW para projetar sistemas de aquisição de dados, para facilmente adquirir, analisar e gravar os dados fornecidos por qualquer sensor utilizando a plataforma líder da indústria CompactDAQ.

    14:40 - 15:20

    Automação dos testes de tempo real com VeriStand

     

    O VeriStand é um ambiente de software para configurar aplicações de teste em tempo real. Nesta sessão você aprenderá como o VeriStand permite interagir com modelos matemáticos, criar sequências de testes e executar tarefas como gravação de dados em múltiplos arquivos, geração de estímulos em tempo real, entre outras.