You are here

Conheça os palestrantes

NI Academic Day 2013

 

NI Academic Day 2013 - Fórum gratuito de Inovação Tecnológica para Pesquisa e Ensino

 

Confira a seguir o mini-currículo dos palestrantes convidados para o NI Academic Day 2013, bem como a sessão apresentada por cada um:

Sessão: A formação do engenheiro no Brasil: Diminuindo a distância entre a academia e a indústria

Arnaldo Clemente: Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo, com especialização em Engenharia de Software pela POLI-USP, extensões pela Fundação Getulio Vargas - SP em Administração Geral, Administração da Produção e Gestão de Organizações do 3o. Setor.
Partner oficial no Brasil da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), ONG internacional que trabalha na difusão da Ciência e Tecnologia entre crianças e jovens, atuando como diretor voluntário. 
Profissional com mais de 25 anos de experiência na Gestão do Desenvolvimento de Negócios, Produtos, Projetos e Gestão de Times.
Mestrando pela FEM-UNICAMP em Engenharia Mecânica - Robótica.
Especialista em Automação e Controle.

Sessão: Monitoramento Remoto de Tensão Baseado em Redes Neurais Artificiais Utilizando LabVIEW

Alex Soto: Alex Soto da Silva nasceu na cidade de São Paulo e concluiu sua graduação em Ciencia e Tecnologia (BC&T) em 2011 e atualmente é mestrando em Energia e graduando em Engenharia de Automação, Instrumentação e Robôtica, na Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua linha de pesquisa envolve Inteligência Artificial em Sistemas Elétricos de Potência, Qualidade de Energia e Sistemas de Proteção.

Sessão: Monitoramento Remoto de Tensão Baseado em Redes Neurais Artificiais Utilizando LabVIEW

Dr. Ricardo Santos: Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Santa Cecília (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência. Possui interesse principalmente nos seguintes temas: proteção e confiabilidade de sistemas elétricos, relé digital, redes neurais artificiais, lógica programável.

 

 Sessão prática: Aquisição e Análise de Dados Avançada com Sistema Modular e Aquisição de dados e instrumentação virtual com MyDAQ

Guilherme Yamamoto: Guilherme Yamamoto é formado em Engenharia Elétrica e cursa mestrado profissional em Automação e Controle de Processos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo . Com experiência de dois anos na empresa National Instruments, onde iniciou como Engenheiro de Aplicações, função a qual ministrou diversos treinamentos relacionados ao ambiente gráfico de programação LabVIEW. É certificado CLAD (Certified LabVIEW Associate Developer). Rapidamente assumiu a função de Engenheiro em Marketing Técnico nos segmentos relacionados a monitoramento & controle embarcado e acadêmico.

 
logo

 Sessão Prática: LabVIEW, um laboratório em sua casa.

Diogo Aparecido: Diogo Aparecido é engenheiro eletricista com habilitação em eletrônica, formado pela Universidade São Judas. Trabalha como Engenheiro de Aplicação na National Instruments há 4 anos, sendo especialista no setor automativo. Tem vasta experiência em LabVIEW, Diadem e Veristand atendendo as principais indústrias do setor de transportes no país.

 
logo

 Sessão Prática: Simulação e Controle com LabVIEW e  Multisim & Ultiboard: Captura Esquemática e Simulação.

Plínio Costa: Engenheiro de Instrumentação, Controle e Robótica formado pela Universidade Federal do ABC. Iniciou sua carreira na National Instruments como engenheiro de aplicação, ministrando cursos e oferecendo suporte técnico em hardware e software nas mais diversas aplicações envolvendo aquisição de dados e controle. Hoje trabalha como engenheiro de aplicações de campo do seguimento acadêmico atendendo universidades e centros de pesquisa em todo país. É um desenvolvedor em LabVIEW certificado (CLD).

 

 Sessão: Otimização e redução de custos dos laboratorios de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, energia renovável e eficiência energética da Estácio usando tecnologias da NI

Dr. Eng. Fernando Hideo Fukuda: Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Estácio.
Diretor do Centro de Conhecimento em Tecnologias da Estácio.
Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Vencedor do 1º lugar do Concurso Nacional de Produção Científica da Estácio na área de TI em 2010.
Doutor em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ.
Mestre em Sistemas de Computação pela PUC/RJ.
Especialista em Análise de Sistemas pela PUC/RJ.
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela UERJ.
Publicou 4 artigos completos em periódicos especializados, 1 capítulo de livro, 4 artigos em revistas técnicas, 42 trabalhos em anais de eventos, 20 trabalhos em eventos. Produziu 27 softwares, 1 CDROM multimídia, 2 produtos tecnológicos, 1 protótipo, 36 trabalhos de consultoria e assessoria, 10 trabalhos técnicos, 22 cursos ministrados, 109 materiais didáticos desenvolvidos, 1 entrevista em programa de TV, 200 orientações concluídas de trabalhos de conclusão de curso de graduação. Participou de 143 eventos distribuídos em congressos, seminários simpósios e encontros, no exterior e no Brasil. Organizou 9 eventos. Participou em 2 bancas examinadoras de teses de doutorado, 176 bancas de conclusão de curso de graduação, 4 bancas de comissão julgadora. Recebeu 74 prêmios, homenagens e títulos.

 

Sessão: Monitoração e Atuação Remota no Acelerador Supercondutor Linear

Dr. Jim Aburaya
: Técnico em Mecânica pelo Senai-SP (1996), bacharel em Física (2001) e Médico Veterinário (2010) pela USP, mestre (2005) e doutor em Física (2011), ambos pela USP (2011). É do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP, que desenvolve aplicativos e circuitos eletrônicos para aquisição de sinais e controle do acelerador linear. Colabora com o grupo de Coração Artificial do Hospital Sírio Libanes no simulador para teste de dispositivos de auxílio ventricular. Já contribuiu com o Laboratório de Ortopedia e Traumatologia Comparada, o Laboratório Digital de Semiotécnica e o Laboratório de Microscopia Eletrônica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Tem vasta experiência na área de Física aplicada, com ênfase em análise e modificação de materiais e biomateriais. Já atuou também no departamento de Finanças da Universidade Mackenzie e foi professor da Universidade Anhembi-Morumbi e da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é graduando da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Sessão: Monitoração e Atuação Remota no Acelerador Supercondutor Linear

Msc. Evandro Drigo da Silva: Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal de São Paulo (2000), tecnólogo em Sistemas Biomédicos pela Fatec de Sorocaba (2010) e mestre em Engenharia Mecânica com ênfase em Automação e Controle de Processos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2013). É do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da USP, que desenvolve aplicativos e circuitos eletrônicos para aquisição de sinais e controle do acelerador linear. Colabora com o grupo de Coração Artificial do Hospital Sírio Libanes no simulador para teste de dispositivos de auxílio ventricular. Já contribuiu com o Laboratório de Ortopedia e Traumatologia Comparada, o Laboratório Digital de Semiotécnica e o Laboratório de Microscopia Eletrônica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, bem como com o grupo do Coração Artificial do Instituo Dante Pazzanese de Cardiologia

logo

Sessão: Sistema eletrônico para gerar e avaliar movimentos nos membros inferiores de paraplégicos

Renan Kozan: Possui Graduação e Mestrado em Engenharia Elétrica. Doutorando no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Engenharia Biomédica do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia da UNESP, campus de Ilha Solteira. Professor do Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Trabalha no desenvolvimento e monitoramento de sensores para aplicações biomédicas. Tem experiência na área de estimulação elétrica funcional para gerar e avaliar movimento nos membros inferiores de paraplégicos.

Sessão: Teste de Sistema de Controle para Aplicação de Defensivos  com Aeronaves Agrícolas usando Simulador de GPS NI

MSc. Eng. David Fernando Castillo Zúñiga: Possui graduação em Engenharia Mecânica e extensões em Método de Elementos Finitos e Mecânica de Fluidos Computacional, pela Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica na área de Mecânica e Controle de Voo pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).  Atua como engenheiro de desenvolvimento de produtos na NCB Sistemas Embarcados®, na área de automação da aplicação de defensivos com aeronaves agrícolas. Colabora com o Laboratório de Estruturas Aeronáuticas (LSA) do ITA nas áreas de Aeroelasticidade, Ensaios em Voo, Sistemas de Controle e Navegação de VANTs. Atuou como professor auxiliar de Teoria dos Mecanismos na Universidad del Valle. Colaborou com o Grupo de Dinâmica Estrutural, Engenharia Eólica e Estruturas inteligentes da Universidade del Valle nas áreas de Aeroelasticidade, Ensaios e Analise de Falhas Estruturais, e Projeto de Túnel de Vento.

logo

Sessão: Aplicação flexível para Ensaios em Dinamômetro de Motor utilizando LabVIEW

Hugo Bernardes é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade São Judas Tadeu, Mestre em Controle e Automação de Processos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. Trabalhou com soluções NI em diversas áreas como automobilística e aeroespacial. Realiza pesquisa na área de algoritmos de redes neurais artificiais utilizando LabVIEW. Hoje lidera o setor Alliance Partner do Instituto Mauá de Tecnologia oferecendo serviços de desenvolvimento de aplicações em diversos setores da indústria, principalmente a automobilística. Possui certificação CLD da National Instruments. Também é professor e coordenador do curso de eletrônica do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Sessão: LabVIEW and LEGO® MINDSTORMS® as an Intro to Engineering

Dr. Ethan E. Danahy received the B.S. and M.S. degrees in Computer Science in 2000 and 2002 respectively, and a Ph.D. degree in Electrical Engineering in 2007, all at Tufts University, Medford, MA. He currently holds the position of Engineering Research Program Director at the Center for Engineering Education and Outreach, where he manages tool development projects while researching innovative and interactive techniques for assisting teachers with performing engineering education and communicating robotics concepts to students spanning the K-12 through university age range.

He also holds the position of Research Assistant Professor within the Department of Computer Science at Tufts University.