You are here

Conheça nossos palestrantes

Faça Engenharia

Obrigado pela participação no Educator Days Brasil 2016.

 

Conheça nossos palestrantes

 

Convidados especiais

Prof. Dra. Helena Bonciani Nader

Presidente  

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC

 
Helena B. Nader possui título de bacharel em Ciências Biológicas - modalidade médica pela Universidade Federal de São Paulo (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989) e da Academia Brasileira de Ciências (1999), fellow da World Academy of Science (TWAS) for the advancement of science in developing countries (outubro 2013), Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002), Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008), Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2005), Prêmio Scopus 2007 (Elsevier/Capes), Medalha de Ouro Moacyr Alvaro, (2012) e Medalha Mérito Tamandaré (Marinha do Brasil) (2013). Exerceu várias funções administrativas entre elas a Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Foi membro e coordenadora do CABF do CNPq e adjunta do comitê de Biológicas II da CAPES, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010), vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC, 2007-2011).Atualmente, é presidente da SBPC (2011-2015), membro da coordenação de biológicas da Fapesp. É assessora de diversos periódicos nacionais e internacionais. Professor visitante da Loyola Medical School (Chicago, USA), W. Alton Jones Cell Science Center (NY, USA), Istituto Scientifico G. Ronzoni (Milão, Itália) e Opocrin Research Laboratories (Modena, Itália). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Glicobiologia e Biologia Celular e Molecular de proteoglicanos, em especial de heparina e heparam sulfato. Seus trabalhos estão relacionados com o envolvimento desses compostos na hemostasia, no controle da divisão celular e na transformação celular.

 

Prof. Dr. Carlos Cesar Aparecido Eguti

Membro do Conselho 

Centro de Competência em Manufatura - CCM

Graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Unesp - IS (2003), mestrado em Engenharia Mecânica (Ciências Térmicas) pela Unesp - IS (2005), doutorado sanduíche em Engenharia Mecatrônica pela TUD - Technische Universität Darmstadt (2008) e Doutoradp pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área de Engenharia Aeroespacial e Mecatrônica. Atualmente faz Pós Doutorado no Centro de Competência em Manufatura (CCM/ ITA) na área de Mecatrônica, onde atua como pesquisador. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica e Aeroespacial, atuando como gerente de projetos e engenheiro pesquisador nos seguintes temas: Docência, Instrumentação Industrial, Automação e Controle (Comissionamento Virtual), Energia Eólica, Robótica, Metrologia de Grandes Volumes, Programação de computadores e microcontroladores.

 

Prof. Dr. Luciano Leonel Mendes

Coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações

Institudo Nacional de Telecomunicações - Inatel

Bacharel em Engenharia Elétrica e Mestre em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), obtidos em 2001 e 2003, respectivamente. Ele concluiu o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2007 e atualmente é professor titular do Inatel, onde atua no ensino de graduação e pós-graduação. Já ocupou os cargos de gerente técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Hardware  entre 2006 e 2010 e Coordenador do Curso de Mestrado de Telecomunicações entre 2010 e 2013. Foi coordenador de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, merecendo destaque aqueles voltados para TV Digital com apoio da FINEP e RNP. Entre 2013 e 2015 ele executou um projeto de pós-doutorado, com o apoio do CNPq, na Vodafone Chair Mobile Communications Systems, localizada na Technische Universität Dresden, Alemanha, na área de esquemas de modulação digital para 5G, sob a orientação do Prof. Dr. Gerhard Fettweis. Atualmente ele ocupa o cargo de Coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações do Inatel, além de ser o responsável pela linha de pesquisa em 5G nesta instituição. Suas principais áreas de atuação são comunicações móveis, radiodifusão digital e modulações com múltiplas portadoras.

 

Prof. Newton de Carvalho Braga

Sócio proprietário  Instituto Newton C. Braga Ltda

Instituto Newton C. Braga Ltda

Em 1976 assumiu a direção da Revista Saber Eletrônica até o ano de 2010. Também foi diretor da revista Eletrônica Total e consultor das revistas Mecatrônica Fácil e Mecatrônica Atual. Lecionou em escolas de Guarulhos e ainda leciona Mecatrônica e Eletrônica no Colégio Mater Amabilis. A partir de 1976 começou, além da série enorme de artigos técnicos em jornais e revistas especializadas de todo o mundo, passou a publicar livros que logo se tornaram bem aceitos, sendo adotados em escolas do Brasil e do Exterior. Hoje, com mais de 110 títulos publicados em diversos países como Estados Unidos, Espanha, México, Portugal, Argentina, Rússia, Egito e até mesmo na China, Newton C. Braga é considerado o maior autor técnico do Brasil (e segundo a McGraw Hill, também do mundo), com mais de 3 000 000 de exemplares vendidos. Pelo fato de escrever diretamente em inglês seus livros publicados nos Estados Unidos, o autor é considerado pelo "Thomson Directory “, órgão que cataloga os escritores de lingua inglesa,  “Autor Contemporâneo da Língua Inglesa!”.

 

Arnaldo Clemente

Gerente de negócios - Pesquisa e ensino

National Instruments Brazil

 

Engenheiro Eletrônico, formou-se na Faculdade de Engenharia São Paulo, com especialização em Engenharia de Software pela POLI-USP, extensões pela Fundação Getulio Vargas - SP em Administração Geral, Administração da Produção e Gestão de Organizações do 3o. Setor. Partner oficial no Brasil da FIRST, ONG internacional que trabalha na difusão da Ciência e Tecnologia entre crianças e jovens, atuando como diretor voluntário. Profissional com mais de 25 anos de experiência na Gestão do Desenvolvimento de Negócios, Produtos, Projetos e Gestão de Times. Mestrando pela FEM-UNICAMP em Engenharia Mecânica - Robótica. Especialista em Automação e Controle.

 

Gerson Murari

Engenheiro de Vendas Externas

National Instruments Brazil

Graduado em Marketing pela UNIP em 2010 e formação técnica em Eletrônica e Automação Industrial pelo SENAI Anchieta em 1996. Com vasta experiência em automação e controle industrial, sendo mais de 11 anos neste segmento.
Diretor técnico da Associação Profibus Brasil em 2009 e 2010 para a tecnologia Profibus DP.
Competências desenvolvidas como Técnico de Suporte, Instrutor de Treinamentos, Marketing de Produtos, Coordenador de Contas e Gerente Comercial no interior do estado de São Paulo.

 

Alexsander Loula

Engenheiro de Vendas Externas

National Instruments Brazil

Especializado em Gerenciamento de Produto pela Fundação Getulio Vargas, pós-graduação em Segurança da Informação pelo IBTA e graduação em Sistemas da Informação pela Universidade Nove de Julho. Iniciou na National Instruments em 2008 focado em aplicações de RF e trabalha com LabVIEW e PXI desde 2000 desenvolvendo sistemas para teste e validação de produtos.
Com vasta experiência em Telecomunicações e RF adquirida em mais de 20 anos trabalhando em empresas como a Motorola, onde atuou na área de celulares 2G e 3G, e NEC trabalhando com rádios micro-ondas com tecnologia PDH e SDH.

Guilherme Castellan

Engenheiro de Vendas Externas

National Instruments Brazil

Formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Maua de Tecnologia onde optou pela ênfase em eletrônica.
Iniciou sua carreira trabalhando em Laboratório de Calibração e Asistência técnica e após 5 anos na área de análise de som e vibração atendendo principalmente clientes do setor Automotivo e Aeroespacial, iniciou seu trabalho na National Instruments como Engenheiro de Vendas (Consultor) na região do ABC agregando seu conhecimento em Som e Vibração para a região e o setor automotivo.

Marcela Trindade

Engenheiro de Vendas Externas

National Instruments Brazil

Graduada em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (2005), mestrado em Instrumentação Oceanográfica pela COPPE/UFRJ (2008). Trabalha desde 2014 como Engenheira de Vendas na National Instruments, e tem experiência em aplicações de aquisição de dados, automatização de testes e manutenção de sistemas de Guerra Eletrônica, bem como no segmento de energia, óleo&gás e na área de engenharia oceânica. No momento atua com o foco em desenvolvimento de negócios e contas estratégicas, bem como no apoio ao desenvolvimento de projetos e de pessoas.

Rodrigo Shneiater

Engenheiro de Marketing Técnico - Américas

National Instruments Brazil

Mestre em Automação e Controle pelo Instituto Federal de São Paulo, Engenheiro Eletricista pela Universidade São Judas Tadeu e técnico em telecomunicações também pelo Instituto Federal de São Paulo.
Iniciou na National Instruments no início de 2010 como engenheiro de aplicações onde prestava atendimento em toda a linha de produtos da NI e ministrava toda a grade de treinamentos. Por 4 anos foi responsável por vendas na região sudoeste de São Paulo, incluíndo a capital. Atualmente atua como engenheiro de Marketing Técnico focado no apoio técnico ao time de vendas.
Possui mais de 13 anos de experiência profissional sempre em áreas relacionadas a medição e instrumentação em empresas renomadas como National Instruments, Siemens, IPT e Anatel.
Lecionou como professor efetivo do Senai Roberto Simonsen pelo período de 1 ano no curso técnico de telecomunicações.

Gabriel Ferreira

Consultor Técnico de Vendas

National Instruments Brazil

Graduando em Engenharia Elétrica na FAAP, Tecnólogo em Automação Industrial pela FATEC (2013) e Técnico em Eletroeletrônica pelo SENAI (2010).
Iniciou sua carreira integrando sistemas de controle e automação da Allen Bradley e Rockwell Automation em máquinas e processos industriais. Juntou-se em 2013 à National Instruments como Consultor Técnico de Vendas com ênfase no desenvolvimento de clientes em todo Brasil, teve passagem pela Engenharia de Aplicações afim de ministrar treinamentos e suportar clientes em seus projetos. Atualmente trabalha na Engenharia de Vendas onde é responsável pelo atendimento da região Norte e Nordeste do Estado de São Paulo.

 

João Machado

Consultor Técnico de Vendas

National Instruments Brazil

Tecnólogo em Automação Industrial, cursando Engenharia Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu, iniciou sua carreira na National Instruments em 2012 como representante técnico e hoje é responsável por todas as vendas remotas para o Centro-Oeste e Minas Gerais, São Paulo Capital e sua Região Metropolitana. Possui experiência em implementação de projetos Acadêmicos adquirida durante 4 anos de interação com pesquisadores e professores, onde trabalhou como consultor para auxiliar a especificação, montagem e escrita de projetos para órgãos de fomento como FAPESP, FUNDEP, FAPEMIG, etc. em projetos com financiamento misto ou de recurso exclusivamente acadêmicos.

Sessões Práticas:

Plínio Costa

Engenheiro de Aplicação de Campo

National Instruments Brazil

Formado em Engenharia de Instrumentação, Automação e Robótica pela Universidade Federal do ABC. Atualmente é mestrando em engenharia de sistemas na Escola Politécnica da USP na área de Engenharia de Sistemas e tem como tema de pesquisa sistemas de controle preditivos. Iniciou sua carreira na National Instruments como engenheiro de aplicações, ministrando cursos e oferecendo suporte técnico em hardware e software nas mais diversas aplicações envolvendo aquisição de dados e controle. Hoje trabalha como engenheiro de aplicações de campo atendendo a indústria, as universidades e centros de pesquisa em todo país. Atualmente é um desenvolvedor em LabVIEW certificado (CLD).